Bolsa Pampulha - 2024 - Viaduto das Artes

Content Builder

 

ARTE E CULTURA NA PERIFERIA

O Viaduto das Artes é um equipamento cultural e multidisciplinar instalado no Barreiro, região periférica de Belo Horizonte. Conta com galeria de arte, biblioteca, ateliês, jardim de esculturas, espaços formativos e expositivos instalados no baixio do viaduto Engenheiro Andrade Pinto, na avenida Olinto Meireles, nº 45. Com área aproximada de 1.000 m², o local já recebeu eventos em vários formatos, como exposições, shows, oficinas, espetáculos teatrais, entre outros.

A parceria firmada com a Prefeitura de Belo Horizonte para realização do Bolsa Pampulha é celebrada por Leandro Gabriel, diretor do Viaduto das Artes. Para ele, promover as residências no local irá agregar artisticamente os realizadores. “Trazer o artista para perto da comunidade é algo transformador”, pontua.

O espaço mantém diálogo cotidiano com a comunidade ao redor, e trabalha em prol do impacto cultural, educacional e social naquele território. A região, que engloba mais de 300 mil habitantes, exibe um cenário de tensões sociais e econômicas comuns à periferia de qualquer grande cidade brasileira. O equipamento cultural cumpre um raro papel de aproximação e transformação junto a essa vizinhança. 

O Viaduto das Artes sedia as residências artísticas do Bolsa Pampulha 2021/2022.